top of page
banneer.png

Tratamentos

A infiltração no joelho é um procedimento no qual algum tipo de medicamento é injetado, na maioria das vezes, dentro da articulação do joelho por meio de uma seringa e uma agulha. É um procedimento simples que pode ser feito no próprio consultório médico por meio de uma técnica asséptica e com uma pequena anestesia local. Conforme o tipo da doença ou lesão do joelho, há vários medicamentos que podem ser usados na infiltração do joelho. Dentre os mais comuns usados no dia a dia, estão os derivados do ácido hialurônico, os corticóides (cortisona) e eventualmente alguns anestésicos.

Tratamentos:
  • Ácido hialurônico (Viscossuplementação) 

O ácido hialurônico é o componente principal do líquido sinovial e auxilia na lubrificação e na nutrição da articulação do joelho. É indicado principalmente em pacientes com artrose inicial do joelho, com desgaste inicial da cartilagem do joelho ou com condromalácia patelar. Alguns estudos mostram que a viscosuplementação articular com ácido hialurônico pode até desacelerar a velocidade do desgaste da cartilagem sem, no entanto, curar a lesão. Após a infiltração, os resultados da viscosuplementação articular aparecem entre 15 a 30 dias e tem duração entre 6 meses a 1 ano, quando então pode ser repetida conforme a necessidade.

  • Corticóide:

Ele tem a função de diminuir a inflamação do joelho, aliviando a dor do paciente. Geralmente a infiltração de corticóide no joelho é indicada em pacientes com artrose do joelho, sinovite e alguns tipos de artrite do joelho. A duração dos efeitos da infiltração de corticóide é mais curta que a da viscosuplementação articular, durando entre 15 a 60 dias.

Se você tem dor no joelho ou desgaste na cartilagem do joelho, consulte um ortopedista especialista em cirurgia no joelho para uma avaliação detalhada do seu caso e se há indicação da infiltração no seu joelho.

001.png
bottom of page